Estudo aponta que MT é o estado com mais mortes no trânsito do país

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Reprodução Web

Por Jurandir Antonio – Voz: Enéas Jacobina

Texto do áudio:

 

Mato Grosso foi o estado que apresentou o maior índice de mortes no trânsito do Brasil causadas pela ingestão de álcool na direção de veículos.

O estudo foi feito pelo Centro de Informações sobre Saúde e Álcool baseado em acidentes registrados em 2022.

O levantamento apontou que o estado apresentou taxa de mortalidade de 10,6 por 100 mil habitantes.

Levando em consideração o gênero, os homens são a maioria entre os mortos, com 337 óbitos.

 Já entre as mulheres, foram 44 mortes registradas.

A doutora em sociologia e coordenadora do Centro, Mariana Thibes, explicou que essa diferença de gênero é histórica e associada à construção da masculinidade no Brasil.

Segundo ela, muitos homens acreditam que consumir bebida alcoólica não vai afetar a capacidade deles de conduzir um veículo, inclusive alguns até associam isso à força.

A coordenadora reforçou que isso é um mito. A ciência mostra que qualquer dose de álcool já é capaz de afetar os reflexos do condutor.

Marina disse ainda que esse era um hábito prevalente entre homens de uma faixa etária mais jovem, entre os 18 a 34 anos.

Porém, os dados mais recentes apontaram que houve uma mudança e esse comportamento passou a ser mais comum entre os homens de 35 a 54 anos.

A especialista lembrou que a Lei Seca foi aperfeiçoada ao longo dos anos. Ela estabelece tolerância zero para a presença de álcool no sangue de condutores e punições que vão de multas à prisão.