Estudo aponta que 9,4% dos lares mato-grossenses enfrentam insegurança alimentar moderada ou grave

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete:  Reprodução Web

Por Jurandir Antônio - Voz: Enéas Jacobina

Texto do áudio  

 

Em Mato Grosso, maior produtor de grãos e bovinos do país, o percentual de domicílios com insegurança alimentar moderada ou grave, quando há redução da comida para adultos e crianças, equivale a 9,4% dos lares, igual à média nacional, segundo dados da Pnad Contínua de 2023, divulgados pelo IBGE, Instituto Brasileira de Geografia e Estatística.

Mato Grosso está em 15º lugar no ranking dos estados, sendo que 14 estão acima da média, com o Pará no topo do ranking, onde 20,3% dos lares sofrem com insegurança alimentar moderada ou grave.

Na outra ponta, Santa Catarina é o estado com o menor percentual de pessoas em situação de insegurança alimentar, com apenas 3,1%.

No Brasil, contabilizando também a insegurança alimentar leve, que envolve a incerteza quanto ao acesso à comida, são cerca de 64 milhões de pessoas nessa condição.

Já as pessoas responsáveis pela produção de cereais, carnes, frutas, verduras, oleaginosas e legumes, ou seja, 73,3 % dos moradores da zona rural enfrentam mais insegurança alimentar do que quem mora nas cidades brasileiras, segundo a pesquisa.