Estudantes que farão o Enem podem solicitar isenção da taxa de inscrição até sexta-feira

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete:  Wilson Dias/Agência Brasil

Por Jurandir Antônio - Voz: Yaponira Cavalcanti

Texto do áudio  

 

Estudantes participantes do Pé-de-Meia ou inscritos no CadÚnico podem fazer o Enem, Exame Nacional do Ensino Médio, deste ano de graça.

Para isso, é preciso solicitar a isenção da taxa de inscrição até esta sexta-feira, 26 de abril, no Portal do Inep, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira.

Os pedidos devem ser feitos pela Página do Participante, com o login único do gov.br.

Quem não lembra a senha da conta pode recuperá-la a partir das orientações da própria plataforma.

O benefício da isenção não é automático. O interessado tem que solicitar a gratuidade.

O estudante que não compareceu aos dois dias do Enem 2023 também precisa justificar a ausência, caso queira participar da edição de 2024 gratuitamente. Nesse caso, o prazo é o mesmo: até 26 de abril.

Para os estudantes que fazem o 3º ano do ensino médio de escola pública ou como bolsista integral em escola privada, o comparecimento aos dois dias do Enem dá direito ao incentivo de 200 reais após a conclusão dessa etapa.

O Enem avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica, sendo a principal porta de entrada para a educação superior, por meio do Sisu, o Sistema de Seleção Unificada, e de iniciativas como o Prouni, Programa Universidade para Todos.

Os resultados são utilizados como critério único ou complementar aos processos seletivos em universidades, além de servirem de parâmetros para acesso a auxílios governamentais, como o proporcionado pelo Fies, Fundo de Financiamento Estudantil.