Estimativa mostra que VBP em Mato Grosso deve bater novo recorde em 2023

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Agência Brasil

Por Jurandir Antonio – Voz: Vinícius Antônio

Texto do áudio:

O VBP, Valor Bruto da Produção Agropecuária, para este ano, em Mato Grosso, com base nas informações de janeiro, está estimado em mais de 211 bilhões de reais.

Se a estimativa se confirmar, será mais um recorde na série histórica mato-grossense.

O valor apontado pela Conab, Companhia Nacional de Abastecimento, e pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento é ligeiramente superior ao consolidado em 2022, quando a produção agropecuária estadual foi de pouco mais de 210 milhões.

O valor projetado para Mato Grosso vai representar 17% do total estimado para o Brasil, em 2023, que é de mais de um trilhão de reais.

Se confirmado, como destaca a Conab, será o melhor resultado obtido nos últimos 34 anos para esse indicador.

Dos mais de 211 bilhões de reais do Valor Bruto da Produção Agropecuária Mato Grosso, 181 bilhões serão das lavouras e outros quase 30 bilhões de reais das atividades pecuárias.

O maior VBP estadual segue sendo gerado pela sojicultura, a mais importante commodity de Mato Grosso, que deve resultar em 104 bilhões de reais.

A previsão de safra recorde de grãos em 2023, anunciada pelo IBGE e pela Conab, explicam as estimativas de produção de grãos, da ordem de 302 milhões de toneladas.

O VBP mostra a evolução do desempenho das lavouras e da pecuária no decorrer do ano, correspondente ao faturamento dentro do estabelecimento.