Estados e municípios podem pagar auxilio funeral para famílias carentes durante a pandemia da Covid-19

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Jurandir Antonio - Voz: Vinícius Antônio

Uma norma publicada pelo Ministério da Cidadania permite que estados e municípios possam pagar auxílio funeral durante a pandemia para famílias em situação de vulnerabilidade social.

 

De acordo com o Ministério, o benefício poderá ser pago em situações específicas, e é preciso que a pasta de Assistência Social de cada município crie suas próprias normas.

 

A ajuda só poderá ser concedida quando o serviço funerário não for garantido de forma gratuita ou quando as famílias não tenham como pagar o sepultamento.

 

Além disso, as famílias poderão apresentar outras vulnerabilidades geradas com a morte do familiar, que devem ser consideradas pela equipe no processo de concessão do benefício.

 

A nota, entretanto, não define o Governo Federal como o responsável pelo repasse de recurso financeiro para a oferta dos benefícios.

 

Caso as medidas sejam aprovadas, os estados deverão destinar a verba aos municípios, “a título de cofinanciamento”.

 

Os municípios, por sua vez, também deverão destinar recursos financeiros, além de regulamentar os benefícios e organizar sua oferta.

 

As orientações também sugerem que as cidades e estados podem seguir a decisão do STF que liberou a ampliação de gastos sem previsão no orçamento desde que sejam para uso direto no combate o novo coronavírus.

 

Além disso, a nota deixa claro que o pagamento desses benefícios eventuais não estão inseridos nas regras que impedem doações durante o período eleitoral. 

Comentar

HTML restrito

  • Você pode alinhar imagens (data-align="center"), mas também vídeos, citações e assim por diante.
  • Você pode legendar imagens (data-caption="Texto"), mas também vídeos, citações e assim por diante.