| Especialistas dizem que Tecnologia 5G vai revolucionar a forma de produção no campo.mp3 |
Foto da manchete: Agência Brasil
Por Jurandir Antonio – Voz: Vinícius Antônio
Texto do áudio:
A tecnologia foi uma das responsáveis por revolucionar as máquinas agrícolas nos últimos 40 anos e transformar o Brasil num dos principais fornecedores de alimentos do mundo.
E essa mesma tecnologia, vai alçar o país a patamares ainda mais altos com a internet móvel de quinta geração.
O impacto do 5G nas máquinas agrícolas será considerável, além de agregar ao setor novos equipamentos.
A tecnologia vai possibilitar, por exemplo, a transmissão em tempo real de imagens em alta definição de plantações para acompanhamento a distância de uma equipe técnica, automação de processos, acompanhamento em tempo real das condições climáticas e análises do solo e saúde do que está plantado.
Sensores conectados ao 5G podem medir a temperatura e avaliar as condições hídricas imediatamente na plantação, permitindo que os agricultores possam acionar a irrigação em uma determinada área, mesmo estando a quilômetros de distância.
Ações como essa reduzem custos e ajudam a diminuir perdas na produção.
De acordo com o vice-presidente da Associação Brasileira do Agronegócio, Pedro Estevão, mesmo que o 5G esteja apenas começando no Brasil, a indústria do setor já produz sistemas que utilizam computadores de bordo, GPS agrícola, sistemas de controle automáticos e telemetria avançada.
Já presidente do Sindicato das Indústrias de Máquinas Agrícolas, Cláudio Bier, afirmou que a entrada da quinta geração de internet móvel no Brasil vai revolucionar a maneira com que se faz agricultura.