Equipe técnica discute a possibilidade da produção de cerveja de mandioca em Cuiabá.mp3 |
Foto da manchete: reprodução da internet
Por Jurandir Antonio – Voz: Vinícius Antônio
Texto do áudio:
O Secretário Municipal de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico de Cuiabá, Francisco Vuolo, e membros da equipe técnica da secretaria realizaram uma visita técnica à sede da Cervejaria Ambev na capital.
O encontro contou ainda com a presença do presidente da Empaer, Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural, Renaldo Loffi, e da engenheira agrônoma e pesquisadora, Dolorice Moreti.
A comitiva foi recebida pela gerente da unidade, Stefani Gonçalves, e pela mestre-cervejeira, Andressa Corado, que apresentaram todo o processo de fabricação realizado na Ambev.
Na oportunidade, as equipes da secretaria municipal de Agricultura e da Empaer apresentaram uma proposta de parceria com a empresa, para utilização da mandioca para produção de cervejas.
Agora, a ideia será encaminhada à diretoria nacional da empresa, que deve analisar a viabilidade do projeto.
Segundo a gerente da unidade, a cerveja produzida a partir da fécula de mandioca já é comercializada em estados como Pernambuco e Goiás.
No entanto, explica que depende da diretoria nacional da empresa, para que projeto do novo sabor de bebida chegue a Mato Grosso.
Stefani ressaltou ainda que a empresa já tem a expertise com relação à produção da cerveja de mandioca.
Uma pesquisa feita pelo IMEA, Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária, aponta que a mandioca desponta em Cuiabá como o maior cultivo na agricultura familiar.
Vuolo explicou que o objetivo é unir esforços para fortalecer os pequenos produtores e a agricultura familiar, além de melhorar a renda e qualidade de vida desses trabalhadores do campo.