Encontro promovido pelo Sindalcool avalia expansão da produção de etanol em Mato Grosso.mp3 |
Foto da manchete: reprodução
Por Jurandir Antonio – Voz: Vinícius Antônio
Texto do áudio:
Para apresentar os investimentos na expansão da produção de etanol no estado, o Sindalcool, Sindicato das Indústrias de Bioenergia do Estado de Mato Grosso, convidou os representantes da Mesa de Abastecimento de etanol, coordenada pelo Ministério de Minas e Energia, para realizar o encontro do mês de agosto em Mato Grosso.
A Mesa de Abastecimento se reúne mensalmente, com o objetivo de analisar o cenário do mercado de combustíveis e o balanço entre a oferta e demanda de etanol na safra 22/23.
O Coordenador-Geral de Etanol do Ministério de Minas e Energia, Marlon Arraes, destacou a importância do monitoramento do mercado de etanol para a garantia de abastecimento no país:
Ele ressaltou ainda que reunir os representantes do setor de combustíveis traz transparência e informação para a cadeia, além da oportunidade de vivenciar a realidade da produção de etanol de milho em Mato Grosso.
Durante a visita, os convidados tiveram a oportunidade de visitar duas das maiores unidades produtoras de etanol de milho mato-grossenses.
A Inpasa Brasil, em Sinop e FS, Unidade Sorriso, para conhecer de perto o modelo de produção de etanol de milho no estado, além de ter uma visão abrangente do quanto a indústria influencia positivamente para agregação de valor ao milho cultivado na região.
Na opinião do presidente do Sindalcool Mato Grosso, Silvio Rangel, os investimentos na expansão da produção de etanol são resultado da visão estratégica incorporada pelo setor a partir de programas como o RenovaBio, que orienta a transição energética mais eficiente e reforça o papel dos biocombustíveis na matriz de combustíveis.
Mato Grosso já é o maior produtor de etanol de milho do Brasil.