Encontro em Cuiabá discute preservação ambiental e autonomia dos povos indígenas de Mato Grosso

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Reprodução / Josi Pettengill

Por Jurandir Antonio – Voz: Yaponira Cavalcanti

Texto do áudio:

Começou nesta terça-feira, em Cuiabá, a 6° Reunião de Governança Indígena com objetivo de debater os projetos financiados pelo Programa REM Mato Grosso que visam o fortalecimento e autonomia dos povos indígenas no estado.

O coordenador do Subprograma Territórios Indígenas do REM Mato Grosso, Marcos Ferreira, explica que a reunião de governança será um momento importante de nivelamentos, prestação de contas e reavaliação dos projetos.

Ao todo o evento vai durar três dias de encontros que começam na terça e terminam na quinta-feira (16).

O evento, que prossegue até quinta-feira, conta com representantes de cada uma das sete Regionais da Federação dos Povos e Organizações Indígenas do Mato Grosso.

Essas regionais estão situadas em localidades estratégicas do estado e representam 43 povos de Mato Grosso. Em cada uma delas há projeto apoiado pelo REM com objetivo de fortalecer os territórios indígenas.

O Programa REM Mato Grosso é um mecanismo de pagamentos por resultados que visa o combate do desmatamento e a preservação das florestas de Mato Grosso, bem como redução das emissões de gases de efeito estufa na atmosfera do planeta.

Entre os projetos debatidos na 6ª Reunião de Governança Indígena está de fortalecimento de gestão territorial dos povos Xavantes localizados na região Nordeste de Mato Grosso; e os dos Karajá, Tapirapé, Krenak, Maxacali e Kanela, situados no Médio Araguaia.

Os recursos do REM possibilitam, num primeiro momento, a capacitação técnica dos indígenas para que eles busquem as melhores decisões de gerenciamento de seus territórios.

Num segundo momento, vem a entrega de kits de roçados para as comunidades produzirem seus próprios alimentos de maneira autônoma e sustentável.

Entre os materiais estão sementes e o kit com mudas de árvores frutíferas do Cerrado como o Caju, Mangaba, o Pequi, Baru e Goiaba.

Além disso, também serão disponibilizados recursos para o aluguel de tratores e a compra de sacos de adubos e calcário para o fortalecimento da terra que receberá o plantio.

Comentar

HTML restrito

  • Você pode alinhar imagens (data-align="center"), mas também vídeos, citações e assim por diante.
  • Você pode legendar imagens (data-caption="Texto"), mas também vídeos, citações e assim por diante.