| 04 Empresários mato-grossenses do setor florestal participam do Fórum Global da Madeira na China.mp3 |
Foto da manchete: Reprodução Web
Por Jurandir Antônio - Voz: Yaponira Cavalcanti
Texto do áudio:
Empresários do setor de base florestal de Mato Grosso vão participar do Fórum Global da Madeira, que será realizado nos dias 21 e 22 de novembro deste ano, em Macau, na China.
O evento é uma agenda importante para o setor florestal já que pode possibilitar a abertura de novos mercados, expansão de negócios e ampliação das vendas com a diversificação de espécies de madeira nativa comercializadas com o mercado internacional.
Assim como nas commodities, o mercado chinês é um importante consumidor de produtos oriundos da madeira, extraída de áreas com projeto de manejo florestal sustentável.
Neste ano, de janeiro a agosto, a China importou quase oito mil toneladas de madeira das indústrias mato-grossenses de base florestal.
Quantidade que corresponde a 12,5% do total de 62 mil toneladas negociadas por este segmento industrial de Mato Grosso.
Com as negociações de produtos florestais entre Mato Grosso e o país asiático foram movimentados quase seis milhões de dólares, segundo estatísticas do sistema Agrostat do Ministério da Agricultura e Pecuária.
Atualmente, Mato Grosso se destaca no topo do ranking nacional, produzindo madeira legal.