| Empaer vende cerca de 40 mil alevinos no primeiro dia de comercialização da espécie Tambatinga.mp3 |
Jurandir Antonio - Voz: Vinícius Antônio
Começou no último dia 31 de janeiro, a venda de alevinos da espécie Tambatinga, na Estação de Piscicultura da Empaer, Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural, que fica em Nossa Senhora do Livramento.
Segundo o Chefe da Estação, Francisco de Souza Filho, está previsto a comercialização de 800 mil alevinos para recria e engorda em cativeiro até o mês de maio. As vendas serão realizadas somente às sextas-feiras.
No primeiro dia de venda do ano compareceram mais de 30 produtores rurais e foram vendidos em torno de 40 mil alevinos.
Conforme Francisco, a espécie tambatinga é muito procurada pelo sabor do peixe, aparência e crescimento. Em menos de 10 meses, o peixe chega a pesar de um quilo e 800 gramas a dois quilos e 100 gramas, portanto, pronto para o abate.
Já o engenheiro de pesca da Empaer, Enock Alves dos Santos, lembra que a empresa desenvolve alevinos de qualidade e híbridos livres de enfermidades.
Durante a aquisição dos alevinos o produtor recebe orientação técnica com informações desde a seleção da área para escavação do viveiro até a comercialização do peixe.
Para criação é recomendado que sejam utilizados 800 peixes num viveiro de mil metros quadrados que sejam retirados todos após 12 meses.
De acordo com Enock, após a retirada dos peixes é importante esgotar a água do viveiro, deixar secar ao sol por alguns dias e retirar toda matéria orgânica que por ventura aparecer no fundo da represa.
O ambiente limpo fica livre da geosmina, um tipo de alga que transmite o sabor de barro para a carne do peixe.
O preço do milheiro do peixe está em torno de 230 reais, de três a cinco centímetros, de cinco a oito por 280 e de oito a dez centímetros por 330 reais.
Para realizar a compra acima de cinco mil alevinos é necessário fazer reserva e encomendar pelo telefone: (65) 99973 5421. O transporte é por conta do produtor.