Empaer produz mudas de mogno e plantas nativas para arborizar áreas em Mato Grosso.mp3 |
Foto da manchete: Empaer/MT
Jurandir Antônio – Voz: Enéas Jacobina
Texto do áudio:
A Empaer, Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural, vai produzir 200 mil mudas de mogno africano e outras espécies nativas e de reflorestamento para arborizar diversas áreas no estado.
Já foram produzidas quatro mil e 500 mudas de ipês e, até o final de novembro, serão outras 30 mil mudas de mogno africano.
Boa parte dessas mudas será para arborizar o Parque Novo Mato Grosso, que fica na MT-251, a Rodovia Emanuel Pinheiro, que liga Cuiabá a Chapada dos Guimarães.
Com área total de 300 hectares, o local será um dos maiores espaços multieventos da América Latina.
O presidente da Empaer, Renaldo Loffi, destaca ainda o trabalho da Empresa em fomentar a produção de mudas de citrus, banana, forrageiras, entre outras, direcionadas à agricultura familiar.
Essas mudas serão comercializadas junto a produtores rurais, além de reflorestar áreas degradadas e matas ciliares.
Renaldo lembrou ainda a recente parceria com a Prefeitura de Alto Paraguai na produção de mudas de ipês de várias cores que vão arborizar as vias públicas da cidade. “Será um projeto de educação ambiental envolvendo a comunidade”, explicou o presidente da Empaer.
Uma equipe do Centro Regional de Pesquisa e Transferência de Tecnologia de Sinop está trabalhando desde o mês de agosto na produção das mudas de mogno africano.