Empaer oferece orientações técnicas para fomentar o cultivo de flores tropicais de diversas variedades

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Empaer

Por Jurandir Antonio – Voz: Vinícius Antônio

Texto do áudio: 

A Empaer, Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural, produz mudas de flores tropicais de diversas variedades para comercialização no Campo Experimental do município de Acorizal.

Com objetivo de dar suporte aos agricultores familiares no cultivo da cultura e na hora da compra, os técnicos da Empaer fornecem todas as orientações técnicas das espécies e como cultivar cada uma delas. 

As flores tropicais são destinadas principalmente para arranjos florais, paisagismo e os preços variam de sete a 10 reais a muda.

O técnico responsável pelo Campo Experimental, Déll Oliveira Santos, fala que numa área de cinco mil metros quadrados são cultivadas as flores tropicais, e possui cinco casas de vegetação e produção a céu aberto.

Esse trabalho de pesquisa, considerado inédito, começou em 2009.

Segundo a Empaer, o produtor interessado em adquirir mudas precisa fazer a reserva e aguardar em média 20 dias, período em que a muda estará pronta para o plantio.

A primeira colheita leva em média de oito 12 meses. E no segundo ano, as flores são mais produtivas.

A pesquisa da Empaer mostrou que Mato Grosso possui excelentes características de solo, clima e localização geográfica privilegiada para o desenvolvimento de uma floricultura eficiente e competitiva.

Normalmente são comercializadas as hastes florais e folhagens muito utilizadas para decoração, buquê e lembranças.

As pessoas interessadas em saber mais sobre o cultivo de flores tropicais, a Empaer lançou uma cartilha técnica sobre a implantação do agronegócio e o potencial da cadeia produtiva, que pode ser encontrada no site empaer.mt.gov.br, na aba de publicações.

Comentar

HTML restrito

  • Você pode alinhar imagens (data-align="center"), mas também vídeos, citações e assim por diante.
  • Você pode legendar imagens (data-caption="Texto"), mas também vídeos, citações e assim por diante.