Empaer intensifica ações para exploração turística de propriedades rurais no Vale do Cabaçal

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Por Jurandir Antonio – Voz: Enéas Jacobina

Foto: Divulgação/EMPAER

Texto do áudio:

 

A Empaer, Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural, em parceria com a Prefeitura Municipal de Reserva do Cabaçal, realizou, recentemente, visitas técnicas nas comunidades Rio dos Peixes e Sete de Setembro.

A finalidade da visita foi mapear as propriedades rurais e locais para possível visitação turística.

O município está localizado na região turística no Vale do Cabaçal, juntamente com outros seis municípios.

O extensionista da Empaer e turismólogo, Robson Junior Hartmann, conta que a previsão é que a partir de 2023, a região seja mapeada para construção de duas rotas interligando a região turística com cada atrativo municipal.

Em Reserva poderia ser criado um roteiro com visitação e trilhas, como por exemplo, nas cachoeiras.

O Vale do Cabaçal é composto também pelos municípios de Curvelândia, Lambari D’Oeste, Mirassol D’Oeste, Rio Branco, Salto do Céu e São José dos Quatro Marcos.

Esses municípios têm recebido assistência técnica da Empaer na área turística, por meio do acordo celebrado com o Consórcio Intermunicipal Complexo Nascentes do Pantanal.

Essa parceria começou em 2021, e já foram realizadas visitas para diagnóstico e orientação turística em 30 locais em diferentes propriedades.

Hartmann disse ainda que o município de Reserva do Cabaçal, tem uma natureza preservada, morros, cachoeiras, rios e riachos que podem ser utilizados para atividade turística como flutuação, observação, boia cross, caminhada, camping, banho de rio, entre outros.