Empaer e Sindicato Rural de Cuiabá querem ampliar doação de Hortifrúti para o HCanmt_0.mp3 |
Foto: Divulgação
Por Jurandir Antônio – Voz: Enéas Jacobina
Texto do áudio:
Para consolidar a doação de hortifrutigranjeiros para o Hospital de Câncer de Mato Grosso, que já vem sendo realizada a algum tempo, a Empaer, Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural, promoveu uma reunião para alinhar a parceria.
O projeto é desenvolvido em conjunto com o Sindicato Rural de Cuiabá há três anos e os alimentos são produzidos no Espaço da Família Rural e Urbana, no Parque de Exposições da Acrimat, no bairro Dom Aquino, em Cuiabá.
O espaço funciona como um local de aprendizado participativo para a população e os alimentos produzidos sem uso de pesticidas.
O encontro foi realizado no início desta semana, discutiu a reformulação do plano de trabalho, considerando os insumos e investimentos necessários e para propor um termo de cooperação com o Sindicato para tornar o espaço mais integrado, produtivo e automatizado.
O coordenador de Assistência Técnica e Extensão Rural, o engenheiro agrônomo, Fabricio Tomaz Ramos, destacou que no ano de 2021 foram cultivados 12 tipos diferentes de hortaliças, que produziram cinco toneladas de alimentos e foram doados ao hospital de câncer.
Segundo ele, essa quantidade é capaz de complementar a alimentação de 34 pessoas por 365 dias, porém a demanda verificada no hospital é de 18 toneladas de hortifrúti ao ano, além disso, é necessário aumentar a diversidade de alimentos para 25 espécies de plantas.
A coordenadora de Desenvolvimento Institucional do Hospital de Câncer, Silvia Negri, destacou a importância da doação e o quanto tem ajudado nas refeições produzidas no hospital.
Para Silvia, os alimentos ajudam a levar qualidade alimentar dos pacientes em tratamento.