Empaer e parceiros desenvolvem projeto de produção de alimentos orgânicos em Sinop.mp3 |
Foto da manchete: Empaer
Por Jurandir Antonio – Voz: Vinícius Antônio
Texto do áudio:
Com a missão de ser um marco na região norte do Estado, o projeto “Sinop Orgânico”, iniciado em julho deste ano, pretende mudar a realidade de 50 pequenos produtores do município oriundos de assentamentos, propriedades periurbanas, famílias carentes da zona rural, entidades filantrópicas, instituições, associações e comunidades.
Atualmente, Sinop importa 85% dos alimentos básicos de outros estados, devido à falta de oferta, em especial os alimentos orgânicos
A proposta é promover o desenvolvimento sustentável entre produtores rurais familiares, entidades e instituições, por meio da prestação de assistência técnica e extensão continuada em agroecologia e produção orgânica.
O trabalho vai garantir a certificação orgânica, o incremento da renda e a melhoria na qualidade de vida das famílias beneficiadas pela iniciativa.
O projeto será executado pela Empaer, Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistências e Extensão Rural, em parceria com a Prefeitura Municipal, Embrapa, UFMT, Universidade Federal de Mato Grosso, Faculdade de Tecnologia de Sinop e Câmara Municipal.
Nas metodologias de trabalho, estão visitas e reuniões técnicas com produtores, reuniões com lideranças, capacitação com palestras técnicas e demonstrações de métodos, feiras, excursões e dias de campo.
Serão trabalhados aspectos ambientais, sociais e produtivos nas propriedades, além de auxiliar na comercialização e industrialização da produção local.