Empaer apresenta resultados das ações realizadas em mais de 100 municípios de Mato Grosso.mp3 |
Foto da manchete: Empaer
Por Jurandir Antonio – Voz: Vinícius Antônio
Texto do áudio:
Técnicos da Empaer, Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural, de 133 municípios do estado, estão apresentando o Relatório Anual de Atividades, referente ao ano de 2022 e o planejamento para o ano de 2023, nas câmaras de vereadores e prefeituras.
O encontro anual faz parte da prestação de contas dos trabalhos relativos às ações voltadas ao fortalecimento das cadeias produtivas da agricultura familiar.
Segundo a diretora de Assistência Técnica e Extensão Rural da Empaer, Denise Ávila Gutterres, foram realizados mais de 115 mil atendimentos para 31 mil agricultores familiares tradicionais, assentados, além de mulheres rurais, indígenas, pescadores, quilombolas, jovens e outros.
Responsável pela execução das políticas públicas voltadas ao desenvolvimento do meio rural, foram financiados recursos na ordem de quase 135 milhões de reais para investimento e custeio através de projetos de crédito elaborados pela Empaer e aplicados nos municípios.
A empresa emitiu também mais de 12 mil Declarações de Aptidão ao Pronaf, Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar.
Segundo a diretora, as apresentações estão sendo realizadas nos municípios e os técnicos estão mostrando alguns casos com resultados produtivos, sociais e de impacto positivo na vida das pessoas.
Em Nova Olímpia, por exemplo, foram realizadas 642 visitas, nas áreas de bovinocultura, café, recuperação de pastagens entre outras.
Já em Nova Nazaré, os técnicos estão atendendo aos Assentamentos Rurais, aldeias indígenas e conduzindo o projeto Aldeia Sustentável com foco na sustentabilidade.
No município de Itanhangá, o destaque foi a instalação de biodigestores nas propriedades rurais. E em Tangará da Serra, foi mostrada a feira das mulheres rurais.
De acordo com a engenheira agrônoma da Empaer, Maria Cleonice dos Santos, a cadeia produtiva da bovinocultura de leite está presente em quase todos os municípios, sendo uma das principais atividades econômicas para a agricultura familiar.
“A diversidade de trabalhos realizados pela Empaer é muito grande” destacou a engenheira.