Empaer apresenta primeiro projeto de energia solar em uma propriedade rural da agricultura familiar.mp3 |
Foto da manchete: Empaer
Por Jurandir Antonio – Voz: Vinícius Antônio
Texto do áudio:
A Empaer, Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural, elaborou o primeiro projeto de energia solar para uma propriedade rural da agricultura familiar, localizada no município de Juara.
A expectativa é que o sistema de energia solar fotovoltaica, com 16 placas, reduza os gastos com a conta de energia elétrica em até 80%.
O projeto foi elaborado para o sítio Nossa Senhora Aparecida, que pertence ao agricultor familiar Evanei de Brito Lima.
Numa área de 33 hectares, a propriedade tem como atividade principal a bovinocultura de corte para cria e recria.
Além da economia a ser gerada, o produtor recorreu à fonte de energia sustentável que causa menos impacto ao meio ambiente.
O filho do agricultor, Maurílio Juiz, comenta que esse é o futuro da zona rural, a tecnologia, que vem para reduzir e impulsionar a economia no campo.
Segundo Maurílio, a conta de energia paga era acima de 200 reais, mas com a aquisição da energia solar, a expectativa é pagar menos de 40 reais por mês.
Ele explica que toda energia gerada no Sítio vai atender também a casa que possuem na cidade.
Já a engenheira agrônoma da Empaer, Mayra de Alencar Costa, explicou que, com recursos na ordem de 43 mil reais, entre equipamentos e mão-de-obra, o projeto foi financiado pelo Pronaf Mais Alimentos, com prazo de seis anos para pagamento, sem carência, a pedido do produtor.