Emanuel sanciona lei e proíbe construção de usinas no Rio Cuiabá

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Luiz Alves – Prefeitura de Cuiabá

Por Vinícius Antônio – Voz: Yaponira Cavalcanti

Texto do áudio:

O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, sancionou a lei que proíbe a instalação de Usinas Hidrelétricas e Pequenas Centrais Hidrelétricas, as PCHs, no Rio Cuiabá.

A proibição é válida na extensão que abrange o território municipal da capital mato-grossense.

Pinheiro afirmou estar cumprindo seu papel enquanto prefeito, defendendo uma das maiores riquezas cuiabanas o meio ambiente. 

Segundo o diretor da Diretoria de Gerenciamento Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano Sustentável, Felipe Vieira, a lei é se faz necessária, uma vez, que a implantação de usinas hidrelétricas além de ocasionar prejuízos ao ecossistema nesses locais, afeta diretamente as questões sociais, como por exemplo, a retirada de famílias ribeirinhas e pode resultar em impactos gigantescos, como a extnçção de algumas espécies de peixes.

Com relação aos outros trechos do rio em Mato Grosso, os deputados estaduais da Assembleia Legislativa devem votar a pauta ainda neste ano.

 Contudo, o processo de construção das PCHs está sendo analisado pela Secretaria de Estado e Meio Ambiente, órgão responsável pelo fornecimento dos licenciamentos das obras.

Comentar

Texto puro

  • Nenhuma tag HTML permitida.
  • Quebras de linhas e parágrafos são gerados automaticamente.
  • Endereços de páginas da Web e endereços de e-mail se transformam automaticamente em links.