Em posse, novo ministro da Saúde diz que foco de sua gestão será nas pessoas

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Dayana Vítor - Radioagência Nacional

Em plena pandemia de Covid-19, o médico oncologista e empresário Nelson Teich tomou posse no cargo de ministro da saúde nesta sexta-feira (17). Ele ocupa o lugar de Luiz Henrique Mandetta, que ficou pouco mais de 16 meses no cargo.

 

Na cerimônia no Palácio do Planalto, Teich prometeu que o foco da sua gestão será nas pessoas. Também que fará um trabalho de parceria com ministérios, estados e municípios. O ministro disse que vai analisar diariamente a situação para definir as políticas de enfrentamento à Covid-19. Ele resumiu quais devem ser os principais pontos da sua gestão.

 

Durante a posse do novo ministro da Saúde, o presidente Jair Bolsonaro voltou a reafirmar sua vontade de abrir o comércio. Justificou que o efeito colateral de combater o novo coronavírus não pode ser mais danoso que o remédio. Mas disse que vai respeitar a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de permitir que governadores decidam sobre o isolamento.

 

Durante a cerimônia, Bolsonaro também agradeceu o trabalho feito pelo ex-ministro da Saúde. Mandetta, em sua fala, agradeceu a oportunidade ao presidente Jair Bolsonaro e afirmou que não existe saúde sem economia. Ele fez um resumo das ações da pasta durante o seu comando, como a criação da Secretária de Atenção Primária, a ampliação do horário de funcionamento dos postos de saúde em todo o Brasil. E ainda os programas Médicos pelo Brasil e o genoma.

 

Sobre as ações de enfrentamento ao coronavírus ele destacou a parceria com a iniciativa privada e afirmou que com isso o Brasil terá mais testes e respiradores.

 

Esta não será primeira vez que Nelson Teich trabalha no Ministério da Saúde. Entre setembro de 2019 até janeiro deste ano, ele foi assessor do secretário de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos da Pasta, Denizar Viana. Em 2018, foi consultor informal na campanha eleitoral de Bolsonaro.

Comentar

HTML restrito

  • Você pode alinhar imagens (data-align="center"), mas também vídeos, citações e assim por diante.
  • Você pode legendar imagens (data-caption="Texto"), mas também vídeos, citações e assim por diante.