| 06 Em Mato Grosso mais de 2.600 famílias terão energia pelo programa Luz para Todos.mp3 |
Foto da manchete: Assessoria Energisa
Por Jurandir Antonio – Voz: Elaine Coimbra
Texto do áudio:
Até o fim de 2024 cerca de duas mil 600 famílias indígenas e ribeirinhas de Mato Grosso serão beneficiadas pelo Programa Luz para Todos – Amazônia Legal.
A iniciativa leva energia limpa e sustentável para as casas, por meio de placas solares e uso de baterias.
O sistema utilizado no estado foi desenvolvido pela Energisa e é direcionado para regiões remotas, onde é inviável a instalação de redes convencionais, com o uso de postes e fios, por exemplo.
Segundo o gerente de construção e manutenção da concessionária, Rogério Fernandes, os equipamentos já foram implantados em áreas do Pantanal, Cerrado e Amazônia.
Ele lembrou que isso é muito importante porque evita o uso dos geradores a combustão, reduzindo a emissão de gás carbônico no meio ambiente.
A principal meta é atender famílias de baixa renda, pequenos produtores e comunidades indígenas.
O atendimento é feito em parceria com o Governo Federal e abrange estados que fazem parte da Amazônia Legal.
Em Mato Grosso as famílias atendidas foram nas regiões de Barão do Melgaço, Barra do Garças, Brasnorte, Campinápolis, Comodoro, Juína, Novo São Joaquim e Poconé.
Também tem famílias beneficiadas pelo Programa Luz para Todos em Poxoréu, Primavera do Leste, Querência, Sapezal, Feliz Natal, Gaúcha do Norte, Marcelândia, Paranatinga, São Félix do Araguaia e São José do Xingu.