| Em Mato Grosso, 89,8% dos leitos de UTI estão disponíveis para tratamento da Covid-19.mp3 |
Vinícius Antônio
Mato Grosso possui um total de 235 leitos de Unidade de Terapia Intensiva disponíveis para o tratamento dos pacientes com casos graves do coronavírus pelo Sistema Único de Saúde.
Desses, 24 leitos estão ocupados na rede pública, com uma taxa de ocupação de 10 vírgula dois por cento.
Isso é, até o momento, a Rede SUS conta com 211 leitos de UTI disponíveis em Mato Grosso, como aponta os dados do último boletim da Secretaria de Estado de Saúde divulgado nesta terça-feira.
Já em relação às enfermarias disponíveis, a Rede SUS oferta 654 leitos clínicos, com dez ocupados, sendo 644 disponíveis. A taxa de ocupação está em um vírgula cinco por cento.
Recentemente, foram direcionados 382 leitos, sendo 131 de UTI e 251 de enfermaria, especificamente para o atendimento às demandas da Covid-19. Esse quantitativo, que dispõe de um total de 889 leitos para o tratamento de Coronavírus em Mato Grosso, engloba unidades de saúde municipais, estaduais e federais.A partir do dia 20 de maio, vai haver um novo incremento que levará a mil 217 leitos totais. No entanto, a expectativa é de que, até o início de junho, exista um total de mil 262 leitos.
Apesar do saldo positivo em relação à estrutura, o Estado ainda não deve comemorar e nem diminuir o ritmo de trabalho e esforços para combater o vírus, pois a manutenção da situação confortável depende da continuidade das medidas de prevenção.
O número relativamente baixo de confirmação de casos e de pacientes internados, em comparação aos outros estados, se deve a uma série de recomendações feitas pelo Governo do Estado, por meio da SES.