Nos dias 14 e 15 de dezembro, na Casa Cuiabana, a Solta Cia de Teatro estará em cartaz com Encruza, um espetáculo de Teatro Negro que passeia por diferentes linguagens teatrais, indo da performatividade, passando pelo teatro ritual, até a construção de cena típica do teatro dramático.
Em Encruza, o público é colocado a experienciar com o performer Andreel Ferreira os elementos sagrados de um terreiro de umbanda, como: a musicalidade dos pontos cantados, o ritmo das danças, as ações dos trabalhos da casa que são reapropriadas para a cena, a defumação, o uso de velas coloridas e outros componentes rituais utilizados no processo. O ambiente da peça é de comunhão e confidência, até que surge Exu Mulher, entidade fictícia que desafia o público mostrando denúncias de intolerância religiosa.
O espetáculo é resultado de uma longa experiência laboratorial, misturando mais de uma década de prática religiosa do atuante/performer com sua experiência no teatro. Trabalho esse que, por fim, foi reorganizado pelo diretor Benone Lopes com o intuito de potencializar os atos performativos e teatrais do espetáculo.
A pesquisa tomou forma em 2019 e, desde então, foi contemplada pela lei Aldir Blanc no edital MT Nascentes, através do projeto “Encruza: do terreiro para tela”, tendo apresentação gravada e disponibilizada on-line, via YouTube, além de já ter sido apresentada em diversas mostras, como o Festival Satyrianas (São Paulo), o 9° Festival de Teatro da Amazônia Mato-grossense (Alta Floresta), a 1 ° Mostra Cuiabana de Teatro Negro (Cuiabá), a MT Escola de Teatro Convida (Cuiabá) e o Festival de Cenas Negras Rainha Terê (Rondonópolis).
SERVIÇO:
Encruza
Quando sábado (14/12) às 20h e domingo (15/12) às 19h;
Ingressos pelo Sympla o link está disponível no Instagram da @soltaciadeteatro