02 Em ação inédita, produção de pequi da Emater será doada para Banco de Alimentos da OVG.mp3 |
Foto: Reprodução Web
Fonte: Emater GO –
Voz: Enéas Jacobina
A Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater) irá realizar a doação de 250 caixas de pequi para o Banco de Alimentos, programa do Goiás Social gerido pela Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), em parceria com a Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) e Centrais de Abastecimento de Goiás (Ceasa-GO). Desde o início da colheita, já foram doadas cerca de 6 toneladas de pequi e, até o final da safra, a previsão é que sejam entregues um total de 7,5 toneladas do fruto.
O material doado foi colhido na Estação Experimental Nativas do Cerrado da sede da Emater, em Goiânia. Neste local, estão plantados em uma única área cerca de mil pés do fruto. Em meio ao temor do desaparecimento da espécie, o pequizal funciona como guardião do pequizeiro, que está na lista de plantas da flora brasileira ameaçadas de extinção.
A Emater possui o maior banco de germoplasma de pequi no mundo, que reúne diferentes variedades de pequi clonadas de árvores encontradas na natureza por meio de enxertia e técnica de reprodução assexuada. As plantas que fazem parte do banco estão distribuídas nas unidades de pesquisa da agência em Goiânia, Anápolis, Porangatu e Araçu.