Eleitores que não votaram nas três últimas eleições tem até seis de maio para regularizar a situação junto a justiça eleitoral

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Os eleitores que não votaram nas últimas três eleições em Mato Grosso têm até o dia seis de maio para regularizar a situação perante o cartório eleitoral.

 
Após esta data, o título deverá ser cancelado. Ao todo, 50 mil e 700 eleitores mato-grossenses não compareceram às urnas nos últimos três pleitos e ainda não justificaram a ausência.


O prazo de regularização teve início na primeira semana de março e pouco mais de 800 eleitores compareceram nos cartórios eleitorais do estado. 


O eleitor que não regularizar sua situação com a Justiça Eleitoral fica impedido de exercer diversos direitos, entre eles: votar, obter passaporte, tomar posse em cargo público, fazer ou renovar matrícula em instituições de ensino oficial, entre outras punições.


E mais, o eleitor que não votou e nem justificou dentro do prazo previsto em lei, terá que pagar uma multa para cada ausência ao pleito, cujo valor varia em cada município a critério do Juiz Eleitoral.