Emenda de R$ 2 milhões de Lúdio vai financiar cirurgias eletivas em Cuiabá

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Cami Barros

Por Jurandir Antonio – Voz: Ana Rosa Lima

Texto do áudio

 

Uma emenda parlamentar de dois milhões de reais, destinada pelo deputado estadual Lúdio Cabral, do PT, avançou e teve a destinação aprovada pelo Conselho Municipal de Saúde de Cuiabá, em uma decisão publicada recentemente.

Os recursos vão financiar cirurgias eletivas no Hospital Universitário Júlio Muller, ligado à UFMT, Universidade Federal de Mato Grosso, e no Hospital Santa Helena, entidade beneficente.

Lúdio tem cobrado a aplicação dos recursos das suas emendas, que estão parados nas contas da Prefeitura de Cuiabá há mais de um ano.

A emenda foi destinada pelo deputado Lúdio Cabral em 2024 e paga pelo Governo de Mato Grosso em 15 de abril de 2025.

Desde então, os recursos estão parados na conta da prefeitura.

O objetivo é o custeio de exames complementares, consultas especializadas e cirurgias eletivas voltadas à redução da fila pelos procedimentos.

Central de Regulação do Município de Cuiabá.

De acordo com os dados mais recentes da Prefeitura de Cuiabá, em maio de 2026 a fila de espera da regulação tinha mais de 78 mil procedimentos, entre exames, cirurgias e diagnósticos.

A decisão do conselho, encaminhada pela Secretaria Municipal de Saúde, foi dividir o dinheiro da emenda entre dois hospitais, destinando um milhão de reais ao Hospital Júlio Muller e um milhão para o Santa Helena.

Com a aprovação do conselho, os recursos passam a ficar disponíveis para a execução dos procedimentos médicos.

Sapicuá Rádio Agência, da redação em Cuiabá, Ana Rosa Lima