Eleição para reitoria da UFMT acontece nesta quarta-feira. Quatro chapas disputam os votos

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete:  reprodução Web

Por Jurandir Antônio - Voz: Enéas Jacobina

Texto do áudio 

A UFMT, Universidade Federal de Mato Grosso, realiza nesta quarta-feira, a consulta informal para escolha do reitor ou reitora que vai administrar a instituição pelos próximos quatro anos.

O processo envolve toda a comunidade acadêmica e serão utilizadas 41 urnas eletrônicas cedidas pelo TRE, Tribunal Regional Eleitoral, distribuídas nos campi localizados em Cuiabá, Várzea Grande, Sinop e Araguaia.

Este ano, quatro candidaturas estão na disputa.

As chapas que disputam a reitoria da UFMT são compostas por reitor ou reitora e vice-reitor e vice-reitora da seguinte forma pelos professores Marluce Souza e Silva (Serviço Social) e Silvano Galvão (do Direito); outra por Marcos Cruz (História) e Lisiane de Jesus (Medicina Veterinária); e uma terceira por Iramaia de Paulo (Física) e Alex Neves Júnior (Engenharia).

O atual reitor, Evandro Soares, da Engenharia Elétrica, formou chapa com a professora Márcia Hueb, da Medicina, para disputar a reeleição.

Todos os candidatos são doutores, conforme determina a legislação.

De acordo com as normas da eleição, se nenhuma das chapas conquistar a maioria simples, ou seja, 50%+1 dos votos, o segundo turno será realizado no dia dois de abril.

A UFMT tem hoje aproximadamente dois mil e 700 docentes, 29 mil estudantes de graduação, dois mil alunos de pós-graduação e dois mil e 400 servidores técnicos-administrativos, além de dois mil e 500 estudantes no EaD, Ensino à Distância, em 24 polos distribuídos em diferentes municípios.

Atualmente, a instituição oferece 101 cursos de graduação e 56 de pós-graduação, mestrado, doutorado e especialização.