Egito e Emirados Árabes Unidos aumentam a compra de carne bovina mato-grossense

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Reprodução Web

Por Jurandir Antônio - Voz: Yaponira Cavalcanti

Texto do áudio

 

A carne bovina de Mato Grosso alcançou boa participação no mercado internacional em 2023, com um volume exportado de mais de 589 mil toneladas em equivalente carcaça.

Com este resultado, o ano que passou teve o segundo maior volume exportado, ficando atrás apenas de 2022, quando a exportação foi cerca de 3% maior.

Além de atender o consumo da população brasileira, a carne mato-grossense chega a outros 83 destinos, sendo diferentes países e continentes.

Essa aproximação comercial é resultado das atividades desenvolvidas pelo Imac, Instituto Mato-grossense da Carne, que vem promovendo informações sobre a sustentabilidade e qualidade da carne de Mato Grosso pelo mundo.

De acordo com o diretor técnico operacional do Imac, Bruno Andrade, o Imac tem participado de discussões internacionais e feiras de negócios em diversos países com o objetivo de apresentar a cadeia produtiva da carne sustentável de Mato Grosso e ampliar novos mercados.

O Egito e os Emirados Árabes Unidos, visitados por representantes do Imac em 2022, se apresentaram como protagonistas e aumentaram seus volumes negociados em 8,39% e 61,39%, respectivamente, ocupando o segundo e terceiro lugares como maiores importadores de carne bovina mato-grossense, em 2023.

Na avaliação de Bruno Andrade é necessário Mato Grosso diversificar e ampliar o número de clientes para não ficar na dependência de um único mercado comprador.