Durante reunião com a Frente Parlamentar da Agropecuária, Sema anuncia retorno dos mutirões ambientais

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Reprodução Web

Por Jurandir Antônio - Voz: Enéas Jacobina

Texto do áudio

 

A Sema, Secretaria de Estado de Meio Ambiente, debateu, esta semana, durante reunião com a Frente Parlamentar da Agropecuária de Mato Grosso, a regulamentação da Lei do Pantanal e a autovalidação do CAR, Cadastro Ambiental Rural.

A secretária adjunta de Gestão Ambiental, Luciane Bertinatto, destacou a importância do Cadastro Ambiental Rural para o Estado e para o setor produtivo, mas lembrou a complexidade do processo.

Ela explicou que cada imóvel rural tem uma situação e um enquadramento dentro do Código Florestal de acordo com suas características, como o ano da propriedade, o bioma que está localizado, se está em área de uso restrito, em área úmida, e se a área é ou não consolidada.

A secretária adjunta falou também sobre o funcionamento do CAR Dinamizado, que será lançado pela Sema.

Segundo Luciane, é um sistema mais simples e mais rápido o processo até a validação.

Ela ressaltou ainda que o objetivo da Sema é analisar 100% dos cadastros, dar celeridade aos processos e segurança jurídica e técnica ao produtor.

De acordo com a secretária adjunta, os mutirões ambientais “Simcar em Campo” também vão continuar a ser realizados este ano.

Na reunião, Luciane Bertinatto, ressaltou também que as discussões técnicas sobre a Lei do Pantanal estão sendo realizadas com a Embrapa e órgãos relacionados ao tema.