Durante palestra na Expoagro, especialista destaca a importância do Agro comunicar com a população.mp3 |
Foto da manchete: Júlio Rocha/AgroNews
Por Jurandir Antonio – Voz: Vinícius Antônio
Texto do áudio:
Começou na última segunda-feira, o Fórum das Cadeias Produtivas da 54° Expoagro.
Realizada pelo Sindicato Rural de Cuiabá , no Parque de Exposições Senador Jonas Pinheiro, na capital, a palestra “Marketing Rural Fora da Porteira”, ministrada pelo presidente da Associação Brasileira de Marketing Rural e Agro, Ricardo Nicodemos, abriu o ciclo de palestras.
Nicodemos ressaltou a importância de “contar a história” entre o caminho percorrido do desenvolvimento das sementes, a sua utilização pelos produtores até chegar ao consumidor.
Ele lembrou que os produtos não brotam nas gôndolas dos supermercados. Por isso é preciso mostrar para a população que os alimentos dependem do produtor, que empenha o seu tempo e dedicação para cultivá-los.
Segundo o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, o Brasil concentra cinco milhões de produtores rurais, que movimentaram mais de um trilhão de reais em 2021, valor correspondente a 29% do PIB, Produto Interno Bruto.
O Mapa aponta ainda que o país é líder mundial na produção de grãos, fibras, laranja, café e cana-de-açúcar.
Segundo Ricardo Nicodemos, as plataformas digitais são meios mais utilizados para o compartilhamento de informações a respeito do setor, porém, não podem ser enxergadas como as únicas formas.
Uma pesquisa do Instituto Innerscope aponta que 25% do público compra o que vê na TV e 65% o que lê em revistas.
“O mundo virou digital, mas não dá para criar uma única estratégia de comunicação”, disse Nicodemos.
Um recorte nacional detalha que 76% dos produtores assistem a televisão, 71% ouvem rádio e 74% acessam a internet.