| Durante encontro com prefeitos, Mauro Mendes deve anunciar que vai decretar Estado de Calamidade Pública em Mato Grosso.mp3 |
Jurandir Antonio - Voz: Vinícius Antônio
A Assembleia Legislativa e o Governo do Estado, realizam, nesta quarta-feira, uma reunião ampliada, por meio de videoconferência, com os 141 prefeitos de todos os municípios de Mato Grosso.
O objetivo é unificar os procedimentos adotados em todas as cidades em relação ao suporte financeiro que deve ser oferecido às famílias de baixa renda enquanto durar a quarentena imposta como medida de contenção à pandemia do coronavírus.
Durante o encontro virtual com os prefeitos, o governador deve anunciar que vai decretar estado de calamidade em Mato Grosso, como medida para combater o coronavírus e auxiliar os 141 municípios flexibilizando a burocracia e facilitando a adoção de medidas urgentes pelos gestores municipais na luta contra a doença.
Outro assunto que será discutido na reunião, segundo o deputado estadual, Carlos Avallone, do PSDB, que é presidente da nova Comissão de Acompanhamento Social da Assembleia Legislativa, é criar uma forma de oferecer sacolões de alimentos e uma espécie de bolsa-salário, para pessoas de baixa renda.
Contudo, o mecanismo como esses auxílios serão encaminhados e a identificação dos beneficiários é que será definida em parceria com o governador Mauro Mendes.
“A grande preocupação da Assembleia é justamente garantir renda para as pessoas que vão ficar em casa, sem poder trabalhar, como os pipoqueiros, vendedores de cachorro-quente, engraxates e diaristas, por exemplo.
“Essas pessoas almoçam pensando na janta! Para eles, uma semana parado é um desastre completo. Temos então que viabilizar renda e é nisso que vamos trabalhar”, afirmou Avallone.
Vamos tentar chegar a essas pessoas para que elas tenham um apoio financeiro para o mínimo de sobrevivência, finalizou o deputado.