Dos 142 municípios de Mato Grosso, apenas 13 elegeram mulheres para administrar prefeituras

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Reprodução Web

Por Jurandir Antonio – Voz: Elaine Coimbra

Texto do áudio:

 

Encerradas as eleições municipais nas cidades mato-grossenses, menos em Cuiabá, onde a disputa continua no segundo turno, a população de Mato Grosso elegeu no último domingo, apenas 13 mulheres para administrar prefeituras.

Esse número representa um percentual de 9,2 %, considerando os 142 municípios do estado.

Elas vão tomar posse no dia 1° de janeiro de 2025.

Nestas eleições, o número de mulheres eleitas caiu para 9,22% em relação às eleições de 2020.

Naquele ano, foram 15 mulheres eleitas. Já em nível nacional, a quantidade de mulheres eleitas aumentou de 656 para 724.

Entre as eleitas em Mato Grosso estão: Flávia Moretti, do PL, em Várzea Grande, tendo como vice, Tião da Zaeli, também do PL.

A prefeita Eliene Liberato, do PSB, também foi reeleita em Cáceres.  

Andreia Wagner, do PSB, foi reeleita em Jaciara. Ela é esposa do deputado estadual Max Russi.

E em Santo Antônio de Leverger, a prefeita Francieli Magalhães conquistou um novo mandato. Ela também é filiada ao PSB.

As outras mulheres eleitas são: Maria Azenilda Pereira, em Barra do Bugres; Seluir Peixer, Aripuanã; Marilda Esperandio, Alto Taquari; Gheysa Borgato, eleita em Glória D’Oeste; Ana, em Nova Maringá; Dona Elza, Ribeirão Cascalheira; Margareth de Munil, reeleita em Barão de Melgaço; Jô, Santa Cruz do Xingu; e Iraci, em Pedra Preta.

Vale lembrar que os eleitores que não compareceram no primeiro turno, devem apresentar justificativa à Justiça Eleitoral em até 60 dias.