Documentário lançado em Cuiabá regata meio século de história do Mercado do Porto

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Assessoria

Por Jurandir Antonio – Voz: Vinícius Antônio

Texto do áudio:

Toda cidade que se preza tem um mercado. É assim em quase todas as partes do mundo.

No Brasil os mercados se tornaram referências das cidades e, por isso mesmo, símbolos da cultura local, pontos turísticos a serem visitados.

O Mercado do Porto, em Cuiabá, é a cara da cultura da capital, com a comercialização do principal produto da culinária local, uma enorme variedade de produtos de origem animal e vegetal.

Trata-se da principal feira livre pública do Estado que recebe mais de 120 mil pessoas por mês, oriundas de todos os lugares de Cuiabá, Mato Grosso, Brasil e exterior.

O Mercado do Porto, no entanto, é mais que um lugar simbólico. Nele está boa parte da história da capital mato-grossense e o convívio de feirantes que passam a tradição de pai para filho, avós e outros parentes distantes.

É uma grande feira pública que tem mais de meio século de existência, mas não tinha nenhum registro publicado, em mídia alguma, contando de forma didática, metodológica, científica e criativa o processo de criação, construção, desenvolvimento e situação atual deste centro da cultura mato-grossense.

Agora toda esta rica história foi resgatada em um documentário aprovado pela Lei Aldir Blanc, por meio da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer. Com roteiro e direção do produtor cultural Mário Olímpio.

Na opinião do diretor, o documentário sobre o Mercado do Porto, é um passeio pela cultura de Mato Grosso que traz todos os ingredientes que faltavam para assegurar seu lugar nos registros históricos.

"É isto que o Mercado do Porto é: um patrimônio cultural do nosso estado", afirmou o produtor do vídeo.

Além de Mário Olímpio, a produção do documentário "Mercado do Porto, um passeio pela cultura de Mato Grosso" envolveu cerca de dez profissionais, que trabalharam desde a pesquisa histórica, a pré-produção, produção e pós-produção.

O documentário já está pronto e será distribuído para canais de televisão públicos e privados, além de plataformas de streaming e canais de mídias sociais na internet.

No site Sapicuá Rádio News você pode assistir o vídeo documentário sobre o Mercado do Porto de Cuiabá

Link para assistir o documentário https://www.sapicua.com.br/node/15996

Comentar

Texto puro

  • Nenhuma tag HTML permitida.
  • Quebras de linhas e parágrafos são gerados automaticamente.
  • Endereços de páginas da Web e endereços de e-mail se transformam automaticamente em links.