| Desemprego castiga os jovens de Mato Grosso.mp3 |
Jurandir Antonio - Voz: Vinícius Antônio
Entre a população desempregada de Mato Grosso os jovens são maioria.
A taxa de desocupação chega a 14,6% na faixa etária de 18 a 24 anos, proporção bem superior àquela verificada entre os adultos jovens de 25 a 39 anos, com 6,3%, adultos da faixa etária de 40 a 59 anos, representam 4,6% dos desempregados, e pessoas com mais de 60 anos, são 4,5%.
Quando conseguem emprego, os jovens recebem os menores salários, como revela a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua do IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.
Dados mais recentes da pesquisa e referentes ao 3º trimestre de 2019 mostram que os trabalhadores mais jovens têm remuneração média de mil 334 reais por mês em Mato Grosso.
A desocupação dos mais jovens pressiona a informalidade. Sem oportunidade de trabalho, os jovens reforçam as estatísticas dos desalentados, ou seja, daqueles que desistem de procurar emprego.
Para melhorar a colocação dos jovens no mercado de trabalho formal é preciso investir em capacitação, aprimorar o domínio da tecnologia, de outros idiomas e de cursos atualizados à realidade do mercado, explica o professor da Faculdade de Economia da UFMT, Universidade Federal de Mato Grosso, Fernando Tadeu Borges.