Desemprego aumenta no primeiro trimestre deste ano em Mato Grosso

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Jurandir Antonio - Voz: Vinícius Antônio

O desemprego aumentou em Mato Grosso nos três primeiros meses do ano, de acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio do IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, publicada no último fim de semana.  

 

A taxa de desocupação da população passou de 6,4%, no último trimestre de 2019, para 8,5% no primeiro trimestre de 2020. 

 

O dado coloca Mato Grosso na 6ª colocação no ranking de estados em que o desemprego mais cresceu desde o trimestre encerrado em dezembro do ano passado.

 

Com aumento de 2,1% na taxa de desocupação, o estado fica atrás apenas de Maranhão, Alagoas, Rio Grande do Norte, Bahia e Tocantins.

 

Houve queda também nos empregos com carteira assinada. De acordo com a pesquisa, 78% da população ocupada possuía um emprego com carteira de trabalho assinada pelo setor privado até os últimos meses de 2019.

 

O número caiu para 76% entre janeiro e março de 2020. Queda semelhante foi observada entre os autônomos, que eram 27,1% da população ocupada, e passaram a representar 26%. 

  

O IBGE aponta, no entanto, que mesmo com o aumento no desemprego, Mato Grosso ainda é o estado que tem a maior parte da população ocupada, cerca de 61,3%.

Comentar

Texto puro

  • Nenhuma tag HTML permitida.
  • Quebras de linhas e parágrafos são gerados automaticamente.
  • Endereços de páginas da Web e endereços de e-mail se transformam automaticamente em links.