| Deputados derrubam veto do governador e absorventes serão distribuídos nas escolas para meninas carentes.mp3 |
Foto da manchete: JL Siqueira | ALMT
Por Jurandir Antonio – Voz: Vinícius Antônio
Texto do áudio:
Por 14 votos a sete, a Assembleia Legislativa derrubou o veto do governador Mauro Mendes ao projeto de lei que garante a distribuição gratuita de absorventes higiênicos para meninas de baixa renda nas escolas públicas de Mato Grosso e nos postos de saúde.
O projeto tinha sido aprovado em segunda votação em junho deste ano, mas foi vetado pelo governador, sob a alegação de que a matéria criava despesas e o Estado não teria previsão de orçamento para estes gastos.
A deputada Janaina Riva, do MDB, coautora do projeto de combate a ‘pobreza menstrual’, juntamente com o falecido deputado Sílvio Fávero, defendeu a derrubada do veto.
"Muitas meninas deixam de ir à escola por vergonha e medo de vazamentos e por não terem dinheiro pra comprar absorventes", lembrou Janaina.
Já o deputado Dr. João, também do MDB, destacou que a falta de absorventes é uma questão de saúde pública, pois garotas que não têm acesso à higiene menstrual podem desenvolver problemas renais no futuro.
O projeto prevê a criação de um Programa de Fornecimento de Absorventes Higiênicos nas escolas públicas estaduais. A iniciativa visa possibilitar o acesso das estudantes aos absorventes, prevenindo o risco de doenças.
Com a derrubada do veto ao projeto, apelidado de “Menstruação sem Tabu”, a lei segue agora para publicação.
Caso o governador Mauro Mendes queira questioná-la, terá que recorrer à justiça.