Deputados aprovam proposta do Governo do Estado que flexibiliza a Lei do Transporte Zero

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete:  JL Siqueira

Por Jurandir Antônio - Voz: Enéas Jacobina

Texto do áudio 

 

A proposta do Governo de Mato Grosso para flexibilização da Lei do Transporte Zero foi aprovada pelos deputados na Assembleia Legislativa nesta quarta-feira, em segunda votação.

Foram 11 votos a favor e sete contrários.

Os parlamentares aprovaram alterações na Lei da Pesca de Mato Grosso, com a proibição da pesca, armazenamento, comércio e transporte por cinco anos de apenas 12 espécies de peixes.

O projeto foi elaborado após acordo firmado com o STF, Supremo Tribunal Federal, no início de fevereiro, e autoriza a pesca de mais de 100 espécies de peixes nos rios de Mato Grosso, respeitando medidas e cotas previstas na lei.

Com as alterações, fica proibida a pesca de Cachara, Caparari, Dourado, Jaú, Matrinchã, Pintado ou Surubin, Piraíba, Peraputanga, Pirara, Pirarucu, Trairão e Tucunaré.

A proposta aprovada permite a pesca aos povos indígenas, originários e quilombolas que a utilizarem para subsistência, assim como para comercialização e o transporte de iscas vivas.

Também estão permitidas a atividade da pesca profissional artesanal e a modalidade pesque e solte, desde que atendidas as condições previstas na lei, com exceção do período de defeso, que é a piracema.

Por outro lado, o ministro do STF, Supremo Tribunal Federal, André Mendonça, marcou para o próximo dia cinco de março, no começo da tarde, a segunda audiência de conciliação entre os governos federal e do estado de Mato Grosso para discutir a constitucionalidade da lei do Transporte Zero.