Depois da inclusão no Plano Safra, setor de manejo florestal prepara pedidos de financiamento

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Reprodução Web

Por Jurandir Antônio - Voz: Yaponira Cavalcanti

Texto do áudio

 

Após a inclusão do setor de manejo florestal nas linhas de crédito disponibilizadas pelo Plano Safra, o setor tem trabalhado na elaboração de um projeto-piloto que vai nortear os pedidos de financiamento formulados pelos produtores.

O trabalho é conduzido pelo Fórum Nacional das Atividades de Base Florestal e pelo Cipem, Centro das Indústrias Produtoras e Exportadoras de Madeira de Mato Grosso.

Presidente do Fórum, Frank Rogieri explica que o eixo central da nova linha de crédito visa fomentar o manejo florestal sustentável, atividade que contribui com o meio ambiente, com crédito de longo prazo e juros acessíveis.

Segundo ele, o objetivo é fazer com que cada vez mais o produtor rural busque investir no manejo, para que ele preserve a floresta, gere renda e distribua renda na Amazônia brasileira de forma sustentável.

Rogieri lembrou que a criação da linha de crédito, voltada ao manejo florestal, é algo inédito mesmo com o Banco do Brasil tendo uma grande contribuição ao crédito rural.

As entidades seguem trabalhando em conjunto com o Banco do Brasil e com o Ministério da Agricultura e Pecuária para a implementação das linhas de crédito voltadas ao setor.