Dema realiza Curso de Investigações de Crimes de Maus-tratos a Animais em Cuiabá

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Divulgação PJC

Por Jurandir Antonio – Voz: Yaponira Cavalcanti

Texto do áudio:

 

Com objetivo de aprimorar as ações de combate ao crime contra a fauna, a Polícia Civil, por meio da Dema, Delegacia Especializada de Meio Ambiente, está realizando o 1º Curso de Investigações de Crimes de Maus-tratos a Animais.

A capacitação com aulas práticas e teóricas é realizada de forma virtual e presencial na Academia de Polícia e conta com a participação de cerca de 60 servidores, entre policiais, profissionais de instituições governamentais, ONGs e protetores independentes.

A parte teórica é ministrada pelo delegado Guilherme Luiz Dias, titular da Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente da Polícia Civil do Paraná, conselheiro do Conselho Estadual de Direito Animal e membro do Comitê Gestor da Fauna Vitimada do Estado do Paraná.

O delegado lembrou que a meta é apresentar um protocolo de ações para investigação de crimes de maus-tratos a animais, padronizando o atendimento de denúncias e o resgate, com consequente responsabilização criminal dos autores.

Já a delegada titular da Dema, Liliane Murata, destacou que o crime de maus-tratos a animais é um problema muito sério e que o número de denúncias que chegam à especializada é muito grande, demonstrando uma realidade alarmante vivida pelos animais que precisam de proteção e de uma atuação firme da Polícia Civil e demais órgãos.

Por sua vez, o delegado-geral adjunto, Rodrigo Bastos da Silva, destacou que mais do que nunca, a causa animal está em pauta em todo país, trazendo mudanças na legislação há alguns anos, por isso a importância do curso, que é realizado pela primeira vez em Mato Grosso.