Defensoria Pública lança campanha para prevenir violência doméstica durante a quarentena do coronavírus

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Jurandir Antonio - Voz: Vinícius Antônio

O Núcleo de Defesa da Mulher da Defensoria Pública do Estado de Mato Grosso lançou a campanha “Aqui não! Violência doméstica não entra em quarentena! ”, que busca evitar o crescimento no número de casos de violência doméstica no estado durante o período de quarentena. 

 

A ação é motivada por índices observados em outras localidades, em que o número de ocorrências tem aumentado durante o período em que as pessoas são orientadas a não saírem de casa em razão da pandemia do novo coronavírus. 

 

Na China, os índices de violência doméstica triplicaram nas regiões onde as pessoas foram proibidas de sair de casa.

 

O número de casos de violência doméstica também aumentou em algumas cidades brasileiras. É o caso de Curitiba, em que houve 217 casos entre os dias 20 e 22 de março, contra 189 casos de 13 a 15 de março, antes do período de isolamento social.

 

“Infelizmente, nesse momento obrigatório de ficar em casa, os casais acabam se desentendendo. As mulheres são as maiores prejudicadas por serem vulneráveis dentro do relacionamento amoroso”, afirmou Rosana Leite, coordenadora do Núcleo de Defesa da Mulher.

 

Segundo a defensora, mesmo em tempo de pandemia, as mulheres não devem se sujeitar à violência.

 

“Existem algumas exceções às saídas de casa e uma delas é para se dirigir até a Delegacia de Defesa das Mulheres para registrar um boletim de ocorrência, pedindo as medidas protetivas de urgência”, explicou.

  

O Núcleo de Defesa da Mulher recebe denúncias e repassa orientações por telefone. É só ligar (65) 3613-8200.

Comentar

Texto puro

  • Nenhuma tag HTML permitida.
  • Quebras de linhas e parágrafos são gerados automaticamente.
  • Endereços de páginas da Web e endereços de e-mail se transformam automaticamente em links.