Decreto obrigando a filmagem de treinamentos dos Bombeiros e PM será publicado nesta segunda-feira

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete:  CBM-MT

Por Jurandir Antônio - Voz: Enéas Jacobina

Texto do áudio 

 

O governador Mauro Mendes vai publicar um decreto estadual obrigando que testes de formação da Polícia Militar, Polícia Civil e do Corpo de Bombeiros sejam 100% filmados.

O objetivo da medida é evitar possíveis abusos e prática de tortura por parte de autoridades e instrutores.

Mendes tomou a decisão depois da morte do soldado do Corpo de Bombeiros, Lucas Veloso Peres, de 27 anos, que teria sido vítima de tortura e afogamento durante treinamento na Lagoa Trevisan, em Cuiabá, no último dia 27 de fevereiro. 

Segundo o governador, o decreto será publicado nesta segunda-feira.

Por causa da repercussão negativa da morte do soldado, um projeto de lei foi apresentado na Assembleia Legislativa na última semana, que também propõe a obrigatoriedade da filmagem de treinamentos intensivos no Corpo de Bombeiros e na Polícia Militar.

De autoria dos deputados Júlio Campos, do União Brasil, e Wilson Santos, do PSD, a proposta prevê que filmagens devem ser armazenadas em um ambiente seguro e protegido, garantindo a confidencialidade, integridade e disponibilidade de dados.

Nos últimos 26 anos, seis militares morreram em treinamentos de forças militares em Mato Grosso.

Duas delas foram registradas no Corpo de Bombeiros, a de Lucas e do soldado aluno, Rodrigo Claro, de 21 anos, que morreu em 2016, a suspeita é de que houve abuso de autoridade por parte de superiores.