Dados do Ideb divulgados pelo MEC mostram melhora da educação em Mato Grosso

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Reprodução Web

Por Jurandir Antonio – Voz: Enéas Jacobina

Texto do áudio:

 

Mato Grosso subiu 11 posições no Ideb, Índice de Desenvolvimento da Educação Básica de 2023 em relação ao Ensino Médio na rede pública de ensino, saindo do 19º lugar para a 8ª posição.

O resultado positivo foi divulgado nesta quarta-feira, pelo MEC, Ministério da Educação, e Inep, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira.

O governador Mauro Mendes comemorou a melhora do Ideb. “Essa notícia sobre a educação encheu meu coração”, afirmou o governador durante a apresentação dos resultados do Ideb mato-grossenses.

No Ideb 2023, Mato Grosso teve o segundo maior avanço no resultado do Ensino Médio da rede pública, em comparação com o Ideb 2021.

Na avaliação de 2023, a média foi de 4,2. No Ideb anterior, o índice de Mato Grosso havia sido 3,6. 

A melhora, de 0,6 no índice, fica atrás apenas do desempenho da rede pública do Pará, que aumentou o índice em 1,3.

De acordo com o secretário estadual de Educação, Alan Porto, muitas coisas estão acontecendo na educação de Mato Grosso graças à dedicação dos servidores, professores, alunos, e aos investimentos do Governo do Estado.

Porto lembrou que a atual gestão tem investido em tecnologia nas escolas para fortalecer o acesso dos estudantes às plataformas digitais, como forma de reforçar a aprendizagem. 

De acordo com os dados, Mato Grosso avançou nos primeiros anos de escola, mas apresentou um resultado aquém do esperado nos anos finais.  

Segundo o MEC, Mato Grosso alcançou 6,0 pontos nos anos iniciais do ensino fundamental, de 1º ao 5º ano, superando a meta estabelecida para o período por 0,1 ponto.

Porém, o estado registrou 4,9 pontos nos anos finais do ensino fundamental, do 6º ao 9º ano, e 4,4 pontos no ensino médio, ambos abaixo das metas projetadas.

Quando se comparam os resultados de proficiência padronizada do Ideb nas disciplinas de matemática e leitura, entre 2021 e 2023, 96% dos estados, incluindo Mato Grosso, melhoraram o desempenho nos anos iniciais.