Curso em Nossa Senhora do Livramento qualifica produtores familiares para a produção de queijo

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete:  Luiz Leite

Por Jurandir Antônio - Voz: Enéas Jacobina

Texto do áudio 

Produtores familiares de Nossa Senhora do Livramento receberam orientações do Indea, Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso, sobre inspeção sanitária, durante um curso com o mato-grossense Silas Vicente Barbosa Júnior, ganhador de categorias no ExpoQueijo Brasil 2023 e de outros prêmios pela produção de queijo artesanal.

Ao todo, 16 produtores estão participando da capacitação que começou em dezembro e termina esta semana.

De acordo com a médica veterinária do Serviço de Inspeção Sanitária Estadual do Indea, Carine Baggio Cavalcante, os produtores demonstraram a intenção de sair da informalidade, regularizando os seus estabelecimentos no serviço de inspeção oficial.

Silas começou a fazer queijo durante a pandemia como hobby, mas deu tão certo que continuou e tem se aprimorado.

Ele explicou que depois que ganhou a medalha, todo mundo começou a procurá-lo para conversar, principalmente os produtores, querendo aprender a fazer queijo.

Diante da procura, Silas resolveu montar o curso, mas priorizou os produtores da agricultura familiar. 

As aulas são quinzenais, na fazenda de Silas, que também fica em Nossa Senhora do Livramento, e terminam esta semana, mas vão continuar a ser ministradas mensalmente para a degustação dos queijos produzidos e esclarecimento de dúvidas.

Silas e outros produtores participaram do 1º Festival de Queijo Artesanal, que aconteceu no último sábado, na Feira de Agricultura Familiar, Gastronomia e Arte de Nossa Senhora do Livramento.