Cuiabá registra mais de 180 mil famílias endividadas em março. Fecomercio vê cenário positivo

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete:  Assessoria

Por Jurandir Antônio - Voz: Enéas Jacobina

Texto do áudio  

 

Cuiabá registrou mais de 180 mil famílias endividadas no mês de março, o que representa 87,8% do total de famílias na capital.

O índice atual está 0,7 ponto percentual maior que o registrado no mês anterior e 4,5% acima do verificado em março passado, quando tinha quase 170 mil endividados.

Por outro lado, o levantamento da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo destaca, ainda, que as famílias inadimplentes, ou seja, com contas em atraso, diminuíram em 14,7% no comparativo anual, caindo de pouco mais de 50 mil em março de 2023 para 43 mil neste ano.

De acordo com a análise do Instituto de Pesquisa e Análise da Fecomércio Mato Grosso, Cuiabá se destaca na comparação com a média nacional quanto à inadimplência das famílias, com a capital apresentando um cenário econômico positivo, uma vez que se observa a diminuição no número de famílias com contas em atraso e o aumento do consumo, por meio de compras a prazo.

Segundo a Fecomércio, o cenário é positivo para o consumo, segundo levantamento da pesquisa. Os dados mostram o número de endividados em Cuiabá aumentando, ao passo que as famílias que possuem contas em atraso diminuíram, indicando um fortalecimento no consumo, que beneficia diretamente o comércio e serviços da capital.

O cartão de crédito responde pelo principal tipo de dívida na capital, com 81,4%, logo depois os carnês somam 22,6%, e financiamento de carro 5,3%, são os que mostram maiores participações.