Cuiabá recebe workshop que vai debater propostas para aperfeiçoar o Seguro Rural no Brasil

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Divulgação

Por Jurandir Antonio – Voz: Yaponira Cavalcanti

Texto do áudio:

 

Relator do Projeto de Lei que trata da melhoria dos marcos legais do Seguro Rural, o senador Jayme Campos, do União Brasil, convocou os produtores rurais de Mato Grosso para participarem do Workshop que acontecerá em Cuiabá na próxima segunda-feira, 14 de outubro.

O evento é promovido em parceria com a Confederação Nacional de Agricultura, Frente Parlamentar da Agricultura e Sistema Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso.

Nesta terça-feira, em Brasília, Jayme Campos recebeu o presidente da Famato, Vilmondes Tomain, e o presidente do Instituto Pensar Agro, ex-deputado Nilson Leitão, para traçar as estratégias para o debate.

O objetivo é atrair o maior número possível de produtores rurais e operadores do agronegócio “de forma que seja possível ter uma proposta robusta e que atenda a todos”.

Segundo o senador, esse será um dos projetos mais importantes de interesse do agronegócio brasileiro a ser votado pelo Senado Federal este ano.

O projeto é terminativo na Comissão de Constituição e Justiça. “É muito importante que todos compareçam e deem sua parcela de contribuição para o aperfeiçoamento desse importante instrumento em favor do homem do campo”, pediu.

Atualmente, o seguro rural no Brasil é considerado limitado e caro.

Hoje, apenas 21% da área plantada é coberta pelo seguro do Governo Federal.

Nos Estados Unidos, esse percentual chega a 80%.

Segundo o senador, “é urgente modernizar as normas referentes ao Seguro Rural no Brasil”, sobretudo diante das recorrentes quebras de safras dos últimos anos.