Cuiabá recebe Feira de Economia Solidária, Agricultura Familiar e Agroecologia nesta sexta e sábado.mp3 |
Foto da manchete: imagem ilustrativa – reprodução da internet
Por Jurandir Antonio – Voz: Vinícius Antônio
Texto do áudio:
Cuiabá recebe nesta sexta-feira e sábado, a 1ª Feira de Economia Solidária, Agricultura Familiar e Agroecologia, com a venda de alimentos, apresentações culturais, trocas de sementes e mudas, oficinas temáticas, mutirão agroflorestal e atendimento com o método biosaúde.
O evento é resultado do trabalho de pequenos agricultores e pessoas ligadas à economia solidária e agroecologia que atuam na capital e em vários municípios do interior de Mato Grosso.
O educador popular da Federação de Órgãos para Assistência Social e Educacional, Leonel Wohlfahrt, destacou que é uma economia que respeita a natureza, a saúde da população e valoriza o suor e a dedicação das pessoas.
Entre os produtos da feira estão: frutas, hortaliças, legumes, doces caseiros, pães, mel, castanha do Brasil, derivados de leite de cabra, queijos, torresmo, rapadura, melado, farinha de mandioca e paçoca de pilão.
Também terá pimentas, açafrão, coloral, óleo e farinha de babaçu, derivados de cumbaru, ervas medicinais, comes e bebes, entre eles, tortas, bolos, balas, bombom, sucos e garapa.
Os alimentos e artesanatos são produzidos por pequenos agricultores, indígenas e comunidades tradicionais da Baixada Cuiabana e vários municípios do interior, como Acorizal, Várzea Grande, Santo Antônio de Leverger, Nossa Senhora do Livramento, Poconé, Juscimeira e Barra do Bugres.
A comercialização de produtos vai acontecer das duas horas da tarde até nove da noite, no Centro de Referência de Desenvolvimento Humano, atrás da Igreja São Francisco Xavier, no bairro Planalto, em Cuiabá.
As oficinas vão ocorrer no sábado, pela manhã, e tratam dos seguintes temas: compostagem urbana, manejo de agroflorestal, plantas medicinais, multimistura, dinâmica de venda, economia solidária, desidratador caseiro e loja virtual.