| 02 Crise na produção internacional de algodão favorece exportação da pluma cultivada em Mato Grosso.mp3 |
Foto da manchete: Arquivo Agencia Brasil
Por: Jurandir Antônio – Voz: Enéas Jacobina
Texto do áudio:
Com crise na produção do mercado internacional, principalmente dos Estados Unidos, a exportação de algodão produzido em Mato Grosso deve ter um aumento de 79%, na safra 2022/23.
A estimativa é que sejam exportadas mais de um milhão de toneladas da pluma.
O volume atual projetado para mandar para o exterior é o maior em relação às últimas cinco safras.
Os dados são do projeto Rentabilidade no Meio Rural de Mato Grosso, divulgado recentemente.
Inicialmente, a expectativa era de redução da produção devido ao atraso na semeadura da soja.
No entanto, com o alongamento das chuvas e uma boa distribuição ao longo do ciclo de desenvolvimento da cultura, a produção foi estimada 22,61% maior que a safra 2021/22.
O relatório aponta ainda que o grande volume de exportação é justificado pela maior produção da pluma no estado e a falta de oferta mundial, que foi retraída em função de mudanças climáticas, em especial nos Estados Unidos, o que tende a aumentar a demanda pela pluma brasileira.
A previsão é que sejam consumidas cerca de 26 mil toneladas em Mato Grosso, que representa um aumento de 4,62%.
No restante do país, o volume deve atingir 513 mil toneladas, um incremento de 3,74%, se comparado à safra de 2021/22.