Cridac já entregou mais de nove mil aparelhos auditivos nos últimos cinco anos

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Reprodução Web

Por Jurandir Antonio – Voz: Enéas Jacobina

Texto do áudio:

O Cridac, Centro de Reabilitação Integral Dom Aquino Corrêa, unidade administrada pela Secretaria de Estado de Saúde, entregou nove mil 727 aparelhos auditivos entre janeiro de 2019 e julho de 2024.

Segundo levantamento realizado pela unidade, os atendimentos aumentaram muito nos últimos anos.

Durante todo o ano de 2019, foram entregues apenas 40 aparelhos auditivos, contra os mais de três mil que foram entregues em 2023.

O Cridac, que fica no Centro Político Administrativo, em Cuiabá, entregou ainda mil e 12 aparelhos entre janeiro e julho deste ano.

As cirurgias para a colocação do implante no ouvido ou orelha do paciente são realizadas pelo Hospital Estadual Santa Casa, na capital.

O secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo, destacou que esses milhares de aparelhos mudam para melhor a vida de pessoas com deficiência auditiva, que passam a ouvir o mundo ao seu modo.

Figueiredo lembrou que não se trata apenas de um número elevado, que demonstra a eficiência da saúde, mas sim de milhares de vidas que são impactadas por esse serviço.

A diretora do Cridac, Suely Pinto, ressaltou que a equipe da Coordenadoria de Saúde Auditiva da unidade, completou 25 anos de trabalhos prestados à população do estado.

O Centro de Reabilitação Integral Dom Aquino Corrêa atua como referência do SUS, Sistema Único de Saúde, em Mato Grosso.