Covid: Fiocruz garante IFA para mais de 70 milhões de doses de vacina

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Erasmo Salomão - reprodução Agência Brasil 

 

Por Solimar Luz - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

Até o fim do ano, está garantido o fornecimento de insumos para a produção de mais 70 milhões de doses da vacina contra a covid-19. Para isso, foi firmado um novo acordo entre a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e a farmacêutica AstraZeneca.

Depois de terem assinado o contrato para aquisição de IFA, Ingrediente Farmacêutico Ativo, para a produção de 50 milhões de doses, um novo acordo, firmado esta semana, permitirá a fabricação de mais 20 milhões de doses.

O anúncio ocorreu em reunião entre a AstraZeneca e o Ministério da Saúde, com participação da Fiocruz. Estiveram presentes o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, o CEO da AstraZeneca, Pascal Soriot, e a presidente da Fiocruz, Nísia Trindade.

As novas remessas de IFA, matéria-prima fundamental para a produção da vacina, chegam entre agosto e setembro. O que elimina, segundo a Fundação, o risco de parar a produção por falta de insumo. Os demais lotes, necessários para a produção das 50 milhões de doses restantes, serão enviados nos meses seguintes, de outubro a dezembro.

A Fiocruz informou que um total de mais de 65,5 milhões de doses da vacina contra a covid-19 já foi entregue ao Programa Nacional de Imunizações.

Edição: Leila dos Santos/ Renata Batista

Comentar

Texto puro

  • Nenhuma tag HTML permitida.
  • Quebras de linhas e parágrafos são gerados automaticamente.
  • Endereços de páginas da Web e endereços de e-mail se transformam automaticamente em links.