Covid: com vacinação, setembro registra menor número de mortes em 2021

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Agência Brasil 

Por Gabriel Brum - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Setembro foi o mês com menos casos e menos mortes por covid-19 no Brasil neste ano. As mortes diminuíram 32% em comparação com agosto, enquanto os diagnósticos caíram mais de 24%. Foram pouco mais dezesseis mil e trezentos óbitos e pouco mais de 650 mil casos no período, segundo dados do Conass, Conselho Nacional de Secretários de Saúde.

As regiões com números mais expressivos foram Norte e Nordeste, com redução de mais de 40% nos casos e de 50% nas mortes.

As quedas nos números coincidem com a aceleração da vacinação a partir de junho, quando o país passou a ter mais vacinas disponíveis. Segundo o Ministério da Saúde, mais de 146 milhões de pessoas receberam a primeira dose e mais de 90 milhões já completaram a imunização.

O boletim InfoGripe da Fiocruz, divulgado nessa quinta-feira, aponta estabilidade dos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave no nível mais baixo desde o início da pandemia no país. Apenas cinco estados apresentaram tendência de crescimento no longo prazo, e 14 indicaram queda. 96% dos casos dessa síndrome estão relacionados com covid-19.

De acordo com a médica infectologista, Sylvia Lemos, da Sociedade Brasileira de Infectologia, os números são gratificantes, mas é preciso continuar com as medidas para controlar a doença, porque a ciência ainda não desvendou completamente a covid-19.

O Ministério da Saúde orienta que, ao sentir os primeiros sintomas, a pessoa busque atendimento médico. Além disso, devem ser mantidos o uso de máscaras, a higienização das mãos, com sabão ou álcool gel, e o distanciamento social para conter a transmissão do coronavírus.

Edição: Nádia Faggiani / Beatriz Arcoverde

Comentar

HTML restrito

  • Você pode alinhar imagens (data-align="center"), mas também vídeos, citações e assim por diante.
  • Você pode legendar imagens (data-caption="Texto"), mas também vídeos, citações e assim por diante.